Papo de Elevador

Quais serviços de manutenção em seu condomínio devem continuar, mesmo com a pandemia?

Com o distanciamento social e outras medidas restritivas, alguns serviços condominiais precisam de adaptações, mas não podem parar. Confira quais são eles e como mantê-los.

POSTADO: 17:34H - 20/04/2021

Quais serviços de manutenção em seu condomínio devem continuar, mesmo com a pandemia?

Uma das responsabilidades do síndico nas atividades essenciais do condomínio inclui ações de limpeza e manutenção de equipamentos, estruturas e sistemas. Apesar das restrições trazidas pela pandemia de Covid-19, algumas tarefas precisam ser mantidas. Então, aproveite nossas dicas e mantenha tudo em ordem para que o dia a dia no condomínio permaneça tranquilo.

 

Dica: para evitar transtornos, sempre avise aos condôminos com antecedência sobre a data e o horário dos serviços de manutenção previamente agendados.

 

Limpeza das áreas comuns

Especialmente nesta situação atual, a atenção dada à limpeza deve ser ainda maior. Locais bastante frequentados, como corredores, halls de entrada e elevadores devem ser higienizados ao menos duas vezes ao dia, utilizando-se sanitizantes adequados, que reduzam as chances de propagação do vírus e a contaminação dos condôminos.

A Atlas Schindler desenvolveu diversas soluções de higiene de elevadores para ajudar no combate do novo coronavírus. Conheça aqui o Clean Air, uma de nossas novas soluções que mantém o ar da cabina sempre fresco e higienizado.

 

Manutenção dos elevadores

Para assegurar o bom funcionamento e a segurança dos usuários, a manutenção preventiva dos elevadores deve acontecer normalmente.

Para saber mais sobre manutenção Atlas Schindler e os serviços oferecidos por nosso Atendimento Avançado, clique aqui.

 

Higienização e limpeza das caixas d'água

É importante prestar atenção não apenas à higienização dos reservatórios de água e tubulações de esgoto (a Agência Nacional de Vigilância Sanitária recomenda que isso seja feito duas vezes por ano). Faça também a impermeabilização do reservatório, o que evita ações corretivas de emergência!

Como é preciso higienizar o reservatório após cada obra de manutenção, faça ambas as coisas ao mesmo tempo e apresente o resultado da análise bacteriológica aos condôminos. Eles vão adorar saber que você está cuidando dos interesses de todos.

 

Controle de pragas

Falando em limpeza, a dedetização do edifício também deve ser feita pelo menos a cada seis meses (alguns demandam o serviço em intervalos ainda menores). Faça a avaliação com uma empresa especializada e livre-se de baratas, mosquitos, camundongos etc.!

 

Extintores e mangueiras

Atenção aos prazos, que mudam conforme o tipo de extintor: os de H2O precisam ser recarregados a cada 12 meses. Já os de CO2 devem ser inspecionados a cada 6 meses e recarregados quando necessário. Não se esqueça das mangueiras desses extintores, que precisam ser submetidas a teste hidrostático a cada 5 anos.

 

Instalações elétricas

Além da segurança, manutenções periódicas na rede elétrica do edifício favorecem também a economia de energia (e a consequente redução das despesas).

Prédios novos podem ser inspecionados no seu décimo aniversário. Depois, manutenções especializadas a cada 5 anos são suficientes, a não ser que o prédio apresente problemas.

 

Vale lembrar!

Apesar de fundamentais para o bom funcionamento do condomínio, esses serviços devem ser executados por equipes reduzidas e por prestadores que sigam os protocolos de segurança.

Uma medida simples e eficiente é aferir a temperatura de todos os terceiros que acessarem o condomínio e exigir a utilização de máscaras enquanto prestam o serviço, impedindo a entrada de quem apresentar febre ou qualquer outro possível sintoma de infecção. Assim, você garante a manutenção do edifício e a proteção de todos.

 

Fonte: Viva o Condomínio

 

 

 

 

 

Busca Posts:

Posts Anteriores:

Tags relacionadas: