Papo de Elevador

Você sabe como o elevador acompanhou as evoluções dos últimos 50 anos?

No Brasil e no mundo, eventos históricos e novas tecnologias foram moldando e construindo a realidade que vivemos hoje. Saiba como os elevadores acompanharam esse movimento

POSTADO: 14:04H - 21/09/2020

Você sabe como o elevador acompanhou as evoluções dos últimos 50 anos?

Como toda invenção que resiste ao longo do tempo e atravessa gerações mantendo (e até aumentando) a sua importância, o elevador passou por transformações ao longo da história. Se pegarmos os últimos 50 anos, por exemplo, vamos chegar até em uma tecnologia para o funcionamento dos elevadores que se tornou completamente obsoleta.  

Quer ver? Então vamos fazer uma rápida viagem pelas últimas cinco décadas e acompanhar a evolução dos elevadores e do mundo durante o período. No fim, deixamos uma surpresa para você! Confira! 

Anos 70 

Enquanto o mundo acompanhava o surgimento do primeiro vídeo-game, o Odyssey, e assistia o tricampeonato mundial da seleção brasileira, a primeira Copa do Mundo vista a cores no Brasil, os elevadores operavam por relés, dispositivos eletromecânicos de tecnologia ultrapassada para esta aplicação hoje em dia. Atualmente, pouquíssimos elevadores ainda são operados por esse mecanismo. 

Anos 80 

A década de 80 foi marcada por muitos acontecimentos históricos na geopolítica nacional e internacional. O início da derrocada da URSS, que aconteceria em 1991, a queda do Muro de Berlim e o fim da ditadura no Brasil. Também foi nessa década que o videocassete e a primeira câmera Polaroid 666 chegaram ao mercado. Foi nesse cenário que os elevadores ainda operados por relés começaram a utilizar placas eletrônicas para melhora da performance, porém ainda sem muitos avanços comparados a década de 70.

Anos 90 

A década de 90 foi marcada pela globalização, com a popularização da internet tendo um papel fundamental. A virada da década trouxe oficialmente a TV por assinatura ao Brasil, que implementou o Plano Real. Os primeiros carros com injeção eletrônica tomaram proporção nesta década com o Gol e o Monza. Tecnologias mais parecidas com as que vemos hoje também chegaram aos elevadores: a Atlas Schindler lançou o Miconic 10, então inovadora ferramenta para gerenciamento de tráfego nos prédios, diminuindo a fila e o tempo de espera através da organização do fluxo de pessoas. Apesar do avanço tecnológico desta década, estas tecnologias já se tornaram obsoletas e deram lugar à outras inovações. 

Anos 2000 

Enquanto o mundo vai ficando cada vez mais conectado e na palma da mão, com a “febre” Orkut e o nascimento do Facebook, que seria seu “sucessor”, e o lançamento do primeiro iPhone, 100% touchscreen, os elevadores acompanham o movimento: a Atlas Schindler realizou o lançamento do BioPass, sistema que utiliza a biometria para reconhecer a digital do passageiro, aumentando a praticidade e a segurança. Foi a primeira empresa a criar um sistema de biometria para elevadores. 

Anos 2010 

Foi uma década marcada por grandes descobertas na ciência física e espacial, além de históricas manifestações em diversos países no mundo. A vida se tornou cada vez mais digital e “on demand”, praticamente não existindo limites para a comunicação em qualquer parte do globo. E é claro que os elevadores seguiram essa linha: agora, com o revolucionário Schindler Ahead, o cliente pode acompanhar o desempenho do elevador por um aplicativo, além de armazenar dados na nuvem e ser avisado com antecedência pelo sistema quando um problema está prestes a acontecer, agilizando o processo e permitindo uma ação antes de qualquer paralisação. Agora, até os chamados e a manutenção podem ser feitos de forma remota! Outros tempos... 

Outro fator essencial é a sustentabilidade. Os elevadores, assim como todas as demais tecnologias passaram a cada vez mais olharem para redução de impactos ambientais, como a economia de energia. A modernização de elevadores das décadas anteriores chega a economizar 30% de energia, por exemplo, com um ótimo custo benefício aos usuários. 

O mundo muda e evolui, mas nós crescemos junto com ele e muitas vezes ditamos essa mudança, com inovação e foco em elevar o dia a dia da sociedade e trazer modernidade, segurança e conforto, em um momento que o transporte vertical nunca foi tão importante. É assim que movemos o planeta.  

E você? Sabe o ano de fabricação do seu elevador? Temos uma novidade: entre em contato conosco preenchendo o formulário através do link a seguir e nós entraremos em contato com mais novidades! Acesse: http://bit.ly/Atlas_Schindler_Solu%C3%A7%C3%B5es

Busca Posts:

Posts Anteriores:

Tags relacionadas: