Papo de Elevador

Semana de Inclusão e Diversidade promove conexão entre os colaboradores

Iniciativa tem como objetivo a conscientização e o incentivo aos temas relevantes para a empresa e a sociedade

POSTADO: 20:58H - 16/07/2020

Semana de Inclusão e Diversidade promove conexão entre os colaboradores

Os dias 13 a 17 de julho de 2020 marcam a Semana de Inclusão e Diversidade na Atlas Schindler. Para integrar, compartilhar e incentivar discussões de temas como: equidade de gênero, gerações, etnias, PcD e LGBTQI+, estamos promovendo eventos e palestras para nossos colaboradores de todo o país, que pela primeira vez puderam participar online.

A Semana conta com painéis de debate e bate-papos e, no total, serão 12 eventos conduzidos por colaboradores e convidados especiais. Entre os destaques, temos a psicóloga e ativista, Mafoane Odara, com a palestra “Pelo fim da violência contra as mulheres”, e Sergio Barbosa, gestor do projeto Tempo de Despertar no Ministério Público de São Paulo, trazendo a palestra “Homens pela equidade de gênero”. Além dos membros do Grupo Schindler de diversos lugares do Brasil e exterior, como Alemanha, Malásia, Estados Unidos e Emirados Árabes. Serão 24 convidados ao todo.

Carla Santos, Supervisora de Custos e Fiscal e Coordenadora do Comitê de Inclusão e Diversidade da Atlas Schindler, nos lembra que através da contribuição dos nossos colaboradores durante as palestras e painéis, “nos damos conta da diversidade existente hoje na Cia e os desafios de contribuirmos para uma sociedade mais inclusiva. Estamos diante de uma realidade baseadas em dualidades, onde os extremos e as opiniões refletidas por nossas lentes impedem que vejamos pela perspectiva do outro. Apesar de sermos únicos, nos identificamos nas histórias compartilhadas e nessas similaridades nos encontramos como um só”.

Essa iniciativa foi realizada pelos grupos de afinidade do Comitê de Inclusão e Diversidade, que completou três anos de existência no mês passado e conta com colaboradores voluntários, de diversas áreas e localidades, sendo eles: homem, mulher, líder, não líder, negro, LGBTQI+ e PcD. O objetivo do comitê é fomentar um ambiente de trabalho cada vez mais igualitário, inclusivo e focado no desempenho, com atribuições específicas focadas nesse segmento.

“Sensibilidade para colher o que virá e determinação para continuarmos firmes em nosso propósito”, conclui Carlos Junior, Diretor de Pessoas da Atlas Schindler, sobre a Semana de Inclusão e Diversidade. Ele respondeu algumas perguntas sobre essa experiência, que emocionou e enriqueceu a história de cada participante.

P: Como foi a Semana da I&D 2020, o que foi diferente neste ano?

R: Claramente estamos evoluindo a cada ano. A Jornada de inclusão e diversidade completou 3 anos e, sem sombra de dúvidas, esta é a melhor semana que fizemos. Isto é constatado pelo volume de participações, pela variedade de temas e discussões em todas as perspectivas dos temas e a efetiva contribuição de colegas com suas histórias e pensamentos.

 

P: Qual é a principal mensagem de inspiração que ficou para todos?

R: Que diversidade e inclusão se praticam no dia a dia. No olhar treinado de noss@s gestor@s para a inclusão; na sensibilidade das histórias compartilhadas; na qualidade de parceiros que começaram sua jornada antes de nós e na tradução de nossos valores sob a óptica da I&D.

 

P: Gostaria de reforçar algum momento em especial?

R: Foram vários: mas os depoimentos e compartilhamentos de histórias de noss@s colegas foram muito tocantes. Sejam trilhando carreiras no exterior, sejam quebrando paradigmas e suplantando obstáculos em nosso país – todos os dias.

 

P: Para a Atlas Schindler, representada pelo Comitê, surgiu alguma lição de casa?

R: É uma jornada irreversível com alguns frutos maduros. O diálogo e a coragem de abordar temas tabus estão postos. A grande lição é internalizar as palavras de encorajamento, os resultados alcançados e o orgulho de pertencer e transformar na força motriz para novos e ainda mais complexos desafios. Sempre como um time, uma família.

 

Com ações diárias e práticas, trabalhamos para transformar a nossa empresa e o mundo em lugares ainda melhores e mais inclusivos. Nós elevamos a diversidade.

Busca Posts:

Posts Anteriores:

Tags relacionadas: