Papo de Elevador

Método japonês auxilia na organização empresarial e cotidiana

Os cinco princípios recomendados pelo “5S” ajudam no equilíbrio da vida corporativa, particular e do lar

POSTADO: 10:26H - 26/09/2019

Método japonês auxilia na organização empresarial e cotidiana

A criação de métodos e estratégias para a melhora de ambientes corporativos, cotidianos e do lar não são novidade, mas é raro encontrar um que englobe todos os aspectos em um só. A metodologia dos “5S” é aplicável no seu trabalho, no seu condomínio e na sua vida particular.


Criada no Japão durante o período pós-Segunda Guerra, ela foi implementada buscando a reconstrução do país. Foi feito um método que visasse a construção de uma base sólida e fomentar um ambiente de melhoria constante para as empresas.


Seguir os conceitos apontados pelos “5S” permite uma rotina mais equilibrada, com organização, eficácia no dia a dia, qualidade de vida e sustentabilidade, já que o método abrange tudo o que é essencial e evita desperdícios e excessos. Essas características casam com boa parte das vertentes que adotamos para nossa empresa e do que indicamos aos colaboradores.


O “5S” consiste em cinco palavras japonesas que não possuem tradução exata para o português. Portanto, uma tradução aproximada é feita para indicar a área de cada palavra. Confira os conceitos de cada uma:

Seiso:
Senso de limpeza
Na vida: Limpe e evite sujar.
Na empresa: Investigue para descobrir rotinas que geram sujeira ou imperfeições e elimine-as.
 
Seiketsu:
Senso de saúde e higiene
Na vida: Padronize práticas saudáveis.
Na empresa: Transforme os demais passos num padrão, visando melhorias constantes.
 
Shitsuke:
Senso de disciplina
Na vida: Assuma a responsabilidade de seguir padrões saudáveis.
Na empresa: Exerça o seu papel para a melhoria do ambiente de trabalho.
 
Seiri:
Senso de utilização
Na vida: Separe o que é útil do que não é.
Na empresa: Classifique objetos do ambiente de trabalho de acordo com a frequência de uso. Siga
essa lógica para arrumá-los ou descartá-los.
 
Seiton:
Senso de organização
Na vida: Um lugar para cada coisa. Cada coisa em seu lugar.
Na empresa: Simplifique e organize.

Busca Posts:

Posts Anteriores:

Tags relacionadas: