Papo de Elevador

Teste de Conforto de Viagem: feito para a sua tranquilidade

Manter a cabina sem barulhos e trepidações é um processo que existe desde o projeto do elevador até a manutenção, tudo para o garantir o seu conforto

POSTADO: 11:06H - 21/05/2019

Teste de Conforto de Viagem: feito para a sua tranquilidade

Quando falamos de sermos líderes no segmento de elevadores no Brasil, estamos envolvendo fatores além da segurança e confiança de nossos clientes e usuários: estamos falando também de conforto durante a viagem. Portanto, garantir um transporte livre de ruídos e vibrações, nomes técnicos para os desconfortos que podem ser causados na cabina, também é uma prioridade para nós.

Existe uma crença geral que ruídos e vibrações são evitados apenas pela manutenção. Isso não é verdade. Esses aspectos são trabalhados e testados desde a concepção do elevador, garantindo que os níveis de conforto atendam ao nosso padrão de qualidade e às especificações de cada produto. Ele é pensado desde as etapas iniciais de análise de mercado, definindo os parâmetros para cada equipamento. Em seguida, ele é direcionado à área de Pesquisa e Desenvolvimento (R&D), que projeta o sistema, o design e realiza os testes para garantir que as premissas sejam cumpridas. Por fim, entra o departamento de instalação e manutenção, que vai garantir que esse padrão seja mantido.

Daniel Barduzzi, engenheiro especialista da área de R&D, faz uma associação para explicar como funciona a determinação dessa categoria, baseada nos parâmetros de conforto, velocidade e capacidade da carga.  “Numa analogia, é como a motorização de um carro: 1.0, 1.6, 2.0 e assim por diante. É um fator que posiciona o produto e que orienta a escolha do consumidor”, afirma.

As etapas realizadas pelo R&D envolvem alguns subsistemas, como máquina, inversor de frequência, contrapeso e outros, que são testados com o mais rigoroso controle e contam com microfones e acelerômetros, por exemplo, para realizar as medições e garantir que o equipamento cumpra as especificações prévias. Esse teste é conhecido como “Ride Quality”, ou Teste de Conforto de Viagem, em português.

A manutenção garante o funcionamento correto de todos esses processos. Caso o cliente aponte algum desvio, ela também entra em ação para fazer eventuais correções. Mas ela é apenas uma das etapas de todo um processo que fazemos para garantir a sua segurança e o seu conforto no dia a dia.

Busca Posts:

Posts Anteriores: