Papo de Elevador

Liderança Inclusiva: as vantagens da diversidade

Com uma equipe mais plural, a produtividade e variedade de ideias da empresa tendem a crescer

POSTADO: 14:13H - 11/04/2019

Liderança Inclusiva: as vantagens da diversidade

A valorização da diversidade, assim como a importância desse tema e os benefícios que trazem para a sociedade, são tratados por nós com a seriedade que o assunto exige. Recentemente, elevamos ainda mais o patamar desse tópico e expandimos as ações diretamente ao nosso Comitê Executivo, que participou de uma atividade para estimular lideranças inclusivas e, através disso, colher resultados positivos para a empresa e o cotidiano. Mas, afinal, o que é liderança inclusiva?

O conceito está associado em se desprender de uma série de fatores do chamado viés inconsciente, que significa um conjunto de valores e preferências que formam as nossas crenças e guiam, inconscientemente, as nossas decisões. O afastamento desses pré-conceitos permite um ambiente mais plural e, consequentemente, uma maior variedade de ideias. A busca por esse fator está diretamente relacionada ao aumento da produtividade dentro da empresa.

Cris Kerr, CEO da CKZ Consultoria e especialista na área, que ministrou a palestra e as atividades na Atlas Schindler, explicou que esses aspectos do viés inconsciente em nosso cérebro tendem a nos levar em busca daquilo que é mais parecido conosco e nos afastar do novo e do desconhecido, direcionando as pessoas para uma zona de conforto em todos os aspectos. Esse rompimento, portanto, também está atrelado à produtividade.

Além da palestra, Cris promoveu uma atividade para auxiliar no desenvolvimento da liderança inclusiva. Essa atividade contou com coleta de informações por meio de entrevistas individuais com membros do Comitê Executivo, em que os participantes puderam compartilhar experiências vividas, valores e refletir sobre os impactos do viés inconsciente.

Um dos membros participantes foi Adriana Carvalho, Diretora Jurídica e de Compliance. Para ela, as diferenças trazem um aspecto importante para a empresa e fugir dos estereótipos ajuda no crescimento individual e coletivo. “A nossa tendência, tanto na vida pessoal como no ambiente corporativo, é estar perto dos iguais, de contratar pessoas com quem a gente tem afinidade, que pensam igual. Esse treinamento dá consciência desse mecanismo, deixa alerta, tira da zona de conforto. Faz você pensar se a sua equipe é diversa o suficiente ou se você está somente se cercando de iguais. A diferença de pensamento e de experiências é rica e fundamental para a empresa”, disse.

Continuamos a promover a diversidade internamente e na sociedade, apontando seus benefícios para o coletivo e auxiliando na construção de um mundo mais igual e, por consequência, melhor. Isso é o que nos move.

Busca Posts:

Posts Anteriores:

Tags relacionadas: