Papo de Elevador

Sustentabilidade no condomínio

Um dos principais assuntos da atualidade, os cuidados com o meio ambiente e o planeta podem ser feitos também nos prédios

POSTADO: 14:13H - 06/03/2019

Sustentabilidade no condomínio

A busca para achar novos meios de preservar o planeta e expandir atividades sustentáveis é mais do que um dos principais temas cotidianos: é uma forma de melhorar a qualidade de vida hoje e no futuro, sendo possível contribuir em diversas escalas, inclusive no dia a dia do prédio.

Abaixo, listamos alguns tópicos que contribuem para a sustentabilidade do planeta e que podem ser adotadas nos condomínios:

 

Hortas comunitárias

Nem sempre temos a visão dos benefícios a curto prazo que as atividades sustentáveis podem gerar. Uma horta comunitária é um bom exemplo: a utilização de um espaço comum para plantar e colher alimentos saudáveis pode auxiliar no desenvolvimento de hábitos alimentares e criar uma atividade familiar e prazerosa dentro do condomínio.

 

Atividades coletivas

Além da horta, é possível promover pequenas atividades ou até gincanas que tenham a sustentabilidade como foco. É uma forma de criar um passatempo em família, auxiliar na conscientização de todos, principalmente crianças, e ter um bom divertimento, que tende a colaborar para a harmonia coletiva do local.

 

Água

Uma das principais preocupações no mundo atual, a economia de água pode ser feita de diversas maneiras, como colocar hidrômetros individuais ao invés dos coletivos. Além desse método, o condomínio pode instalar cisternas e utilizar água da chuva e do ar-condicionado, por exemplo, para limpeza de áreas comuns, irrigação e até a descarga, no vaso sanitário.

 

Energia

Tem sido cada vez mais comum em edifícios sustentáveis a utilização da energia solar, com placas no telhado. Evidentemente, esse tópico só está apto para locais que possuem contato com a iluminação natural.

 

Coleta seletiva

Talvez o tópico mais conhecido da lista. Em alguns condomínios, já é um exercício obrigatório. Para auxiliar, o prédio pode promover informativos que auxiliam na conscientização e conhecimento da proposta e distribuir nos apartamentos. As tradicionais lixeiras com cores diferentes também são positivas para ajudar na identificação de cada resíduo. É mais uma prática que fortalece a sustentabilidade.

Vale ressaltar que essas ideias podem ser sugeridas por qualquer morador e o diálogo tende a gerar novas e melhores propostas para cada local, seja sobre ações sustentáveis ou qualquer outro tema.

Busca Posts:

Posts Anteriores: