Papo de Elevador

Cuidados com elevadores durante fortes chuvas

A prevenção diária precisa receber atenção especial em momentos específicos, como tempestades com raios e risco de queda de energia

POSTADO: 13:32H - 05/02/2019

Cuidados com elevadores durante fortes chuvas

O período entre dezembro e março no Brasil não é composto apenas por dias de forte sol e calor. As tradicionais (e fortes) chuvas de verão marcam presença e, muitas vezes, geram alguns transtornos, inclusive para os elevadores do prédio.

Caso haja um temporal, é possível que ocorra oscilação de energia. Em situações assim, ou se a instalação do para-raios não atender às normas, é recomendável que os equipamentos sejam desligados na chave geral, localizada na casa de máquinas. A variação constante de energia elétrica pode provocar sérios danos aos componentes do elevador.

Falando na casa de máquinas, fique atento: o ambiente deve estar protegido caso esteja em uma área com riscos de molhar. Isso danificaria o sistema, arriscando comprometer o funcionamento do elevador e gerar complicações maiores na casa de máquinas.

Em casos de queda de energia, é necessário que haja a confirmação que ninguém ficou preso na cabina. Sempre lembrando: por questões de segurança, apenas técnicos especializados e bombeiros podem realizar o resgate de um passageiro preso.

Se houver alagamento do poço, leve a cabina até um andar elevador, certifique-se que o elevador passe pelos procedimentos de desligamento e chame um técnico especializado para receber orientações.

Pequenas colaborações diárias também são importantes: escorra o excesso de água de capas e guarda-chuvas antes de entrar na cabina. O elevador possui componentes elétricos que podem ser danificados em caso de contato com água, ainda que em pouca quantidade.

Vale ressaltar que essas dicas são para casos de necessidade de paralisação do elevador para evitar sérios riscos de comprometer do equipamento, afetando o funcionamento diário. Nesse cenário, cabe ao síndico explicar aos condôminos que a prevenção ainda é a manutenção mais efetiva e barata.

Para saber mais, acesse: https://bit.ly/2t8sv3I.

Busca Posts:

Posts Anteriores: