Papo de Elevador

Música de elevador

De onde surgiu o termo “música de elevador? Conheça essa estreita parceria entre elevador e música

POSTADO: 14:40H - 09/01/2019

Música de elevador

O elevador e a música são muito mais próximos do que se imagina. Seja no período em que este meio de transporte ainda não estava totalmente integrado ao dia a dia da maioria das pessoas ou nos tempos modernos, a relação estreita entre ambos segue existindo e gerando boas histórias. Conheça algumas!

O surgimento do termo “música de elevador”
Você sabe como surgiu o termo “música de elevador”? E o motivo delas existirem? Há uma boa história por trás dessas perguntas que acabaram virando sinônimo para um estilo musical mais tranquilo e ambiente. O general americano George Squires patenteou um processo para transmitir música por meio da rede elétrica e, mais tarde, fundou a “Muzak Holdings”, empresa especializada em fornecer músicas com melodias suaves para prédios comerciais. A proliferação do termo “música de elevador” se deu graças ao objetivo dela na época: trazer um momento de relaxamento às pessoas que usavam o meio de transporte, que ainda era uma novidade para muitos.

Pioneirismo radiofônico da “Música de Elevador”
A “música de elevador” também chegou a revolucionar o hábito de se ouvir rádio no Brasil, anos mais tarde de George Squires a Rádio Imprensa do Rio de Janeiro, inaugurada em 1955, foi a primeira rádio FM do País. Sem locutor ou intervalos comerciais, a programação fez sucesso durante 21 anos apenas com esse estilo, principalmente nos centros empresariais. Após esse período, outra inovação: a rádio passou a transmitir, na mesma onda, dois canais: um para livre recepção do público e um exclusivo para os assinantes de sua programação de “música de elevador”.

Atlas Schindler no clipe de Jorge Ben Jor
O 29º álbum que o cantor Jorge Ben Jor criou foi chamado “Músicas Para Tocar em Elevador”. Lançado em LP em 1997 e com 15 faixas, a quarta melodia do disco é: “Quem cochicha o rabo espicha”, com participação de Barão Vermelho e Serginho Trombone. O clipe dessa música foi gravado em nosso showroom, na Sede de São Paulo, e tiveram o cenário como grande protagonista. Para conferir, clique aqui.

Musicas com e sobre elevador
Outras músicas, dos mais variados estilos, também possuem o elevador como um importante protagonista ou apenas como uma passagem dela, seja na letra ou no clipe. Confira algumas:
- Love in an Elevator – Aerosmith
- Elevador – Ana Carolina
- All Star – Cássia Eller
- Elevator Love Letters – Stars
- Gangnam Style – Psy

Busca Posts:

Posts Anteriores:

Tags relacionadas: