Papo de Elevador

As três maiores “Fake News” sobre elevador

Em uma época em que as notícias falsas ganham proporções enormes e são facilmente replicadas, explicamos grandes mitos envolvendo elevadores

POSTADO: 17:57H - 29/11/2018

As três maiores “Fake News” sobre elevador

Não é novidade que o número de notícias falsas e a propagação delas têm se intensificado ao redor do mundo. O termo “Fake News” passou a frequentar o vocabulário cotidiano das pessoas. Intencionalmente ou não, esses boatos são nocivos e precisam ser combatidos. Por isso, citamos três grandes mitos relacionados à elevadores.

1) Apertar o botão repetidamente faz o elevador andar mais rápido

Talvez a mais clássica das “Fake News” sobre elevadores. O sistema identifica um comando e trabalha dentro da sua capacidade para atender ao chamado. A repetição excessiva pode danificar o painel e até causar a paralisação dos equipamentos.

2) Tentar sair da cabina, sem o auxílio adequado, em caso de paralisação

Provavelmente a mentira que mais coloca em risco o passageiro. Em caso de paralisação do elevador, o passageiro deve se manter tranquilo e aguardar a ajuda especializada. Tentar sair sozinho ou sem auxílio especializado é perigoso pois o elevador pode voltar a funcionar, há a falta de aptidão para lidar com os mecanismos, o local possivelmente pouco favorável em que a cabina parou... Nesses casos, o correto é manter a calma e aguardar ajuda de técnicos especializados ou do Corpo de Bombeiros.

3) Problemas na cabina em caso de falta de luz

Oxigênio pode acabar? Sistema de segurança pode falhar? A cabina fica no escuro? Portas se abrem? Nada disso é verdade. A primeira pergunta é fácil de ser respondida: segundo a Norma Técnica brasileira, a cabina é obrigada a ter pelo menos 2% de ventilação natural. O restante também é simples: o elevador possui geradores próprios e sistema de segurança específico para quedas de energia, evitando que qualquer dano aconteça aos passageiros. Na parte de cima, do lado externo, há baterias que garantem iluminação e o funcionamento do interfone para o caso de falta de luz.

Busca Posts:

Posts Anteriores:

Tags relacionadas: