O trabalho para manter um edifício funcionando, sem gerar altas despesas para os moradores, pode ser realizado com pequenos cuidados
POSTADO: 09:54H - 22/11/2018
Algumas dicas podem auxiliar a reduzir as despesas do prédio e até melhorar o serviço e o conforto para os condôminos.
1) Utilize lâmpadas de LED
As lâmpadas incandescentes comuns são as mais utilizadas, porém geram um gasto superior ao LED. A estimativa é que em cerca de 7 meses as luzes de LED têm o seu investimento recuperado e passam a gerar economia. O temporizador e sensores de presença também auxiliam no processo.
2) Individualize o consumo
A maioria dos prédios possui o consumo de água e gás divididos igualmente entre todos os apartamentos. Isso gera, em teoria, pode existir um uso desbalanceado no consumo, já que a diferença entre o tempo de banho ou o uso excessivo de água e gás não é levado em conta por todos, da mesma forma. Com a individualização, o consumo tende a ser menor já que cada um é responsável pelo que usa.
3) Organize o horário dos funcionários
A folha salarial é responsável por cerca de 65% a 70% dos gastos do condomínio. É importante fazer análises periódicas para confirmar se os funcionários não estão fazendo um alto número de horas extras, às vezes por falta de organização de escala.
4) Manutenção
A manutenção preventiva é muito importante e bem mais barata do que a corretiva. Desde a verificação de vazamentos, cuidado da área comum, consumo de energia e até elevadores, o investimento em prevenir algum problema é sempre menor do que o gasto para consertá-lo. Sem contar que evita transtornos aos moradores. Confira em nosso site a seção de manutenção: https://bit.ly/2B5nFJi.
5) Comparar e terceirizar
Alguns serviços cotidianos, como limpeza e jardinagem podem ser difíceis de realizar para os colaboradores do condomínio. Realizar pesquisas de preços, qualidade do serviço, nível de especialização, e eventualmente terceirizar algumas tarefas podem gerar economia.
Buscar Posts:
Posts Anteriores:
Tags relacionadas: