Carreira Internacional na Atlas Schindler?

Conheça a história de quem já vivenciou essa incrível experiência.

POSTADO: 13:53H - 07/02/2023

Carreira Internacional na Atlas Schindler?

Trabalhar em uma multinacional traz a oportunidade de vivenciar uma experiência profissional em outro país. O Grupo Schindler está presente em mais de 100 países e possui programas globais para criar seu banco de talentos e desenvolver colaboradores.

O SCDP (Schindler Career Development Program) é um deles. Voltado ao desenvolvimento de gestores, o programa visa fomentar a diversidade e acelerar o crescimento da companhia. 

A preparação para uma oportunidade dessas é muito importante. Para compartilhar suas experiências, convidamos dois colaboradores. Confira as entrevistas a seguir:


Arthur Rodrigues,
Supervisor de Gestão de Processos,
que em breve assumirá o cargo de
Fullfilment Manager na Schindler Portugal


 

 

Qual a sua experiência no programa e quais os principais ganhos?

Um dos grandes desafios do programa é o STC (Schindler Team Challenge), em que duas equipes multidisciplinares trabalharam na execução de um plano de ação para um tema de relevância para a empresa, geralmente, fora da sua área de atuação. O plano de ação tem uma implantação piloto em determinada localidade, apresentação para CEO e board da companhia, demandando pesquisa de campo, dedicação e disciplina. O desafio é conciliar as atividades do dia a dia junto às do projeto, além das missões promovidas pelo gestor. 

Os grandes ganhos proporcionados pelo programa são a ampliação do leque de hard skills, aprender mais sobre como a empresa funciona globalmente, a troca de experiências e de culturas, as apresentações para compartilhar conhecimento com os participantes, além do network e exposição propiciados. 

Como surgiu a oportunidade de ir para a Schindler Portugal? 

Eu tinha os planos de me manter na área de Instalações, porém assumindo um cargo acima do que estou hoje. Como sempre tive o desejo de vivenciar outra cultura, busquei verificar as posições disponíveis. A partir disso, participei do processo seletivo, que contou com discussão sobre os desafios de Portugal, as diferenças em relação ao Brasil e as qualificações necessárias para ocupar a posição lá.

Qual a sua expectativa para essa experiência?

Sempre tive a ambição de assumir uma posição em outra localidade para adquirir habilidades profissionais. Estou indo performar uma atividade para a qual já estou preparado, mas vivendo uma nova cultura, grupo de clientes e mercado, o que irá me proporcionar conhecimento contínuo dentro da companhia. 

 


Daniel Medeiros,
Supervisor de Remuneração,
recém-chegado da Suíça,
onde atuou por nove meses como
especialista de Remuneração.


 

Como era sua rotina de trabalho na Suíça e o que você destaca como maior diferença com o Brasil?

Dois grandes desafios foram a questão da diferença cultural e da imersão em relação à maneira de trabalhar, diferente do Brasil em termos de rotina e escopo, pois lá o trabalho era mais focado em projetos. Assim, tive que criar uma rede de contatos com as demais unidades do Grupo, acompanhava outros casos de colaboradores expatriados, o que foi ainda mais interessante, pois me possibilitou conhecer muitas pessoas.

 

Como essa experiência impactou e agregou em sua carreira profissional? 

Foi uma mudança de área acentuada, com novas conexões, pessoas, atividades. Por eu saber que seria por um tempo limitado, me demandava mais dedicação, para que houvesse uma rápida curva de aprendizado e o tempo fosse mais proveitoso.

Considero que essa experiência me trouxe resiliência e flexibilidade de adaptação, não só na rotina de trabalho, mas também na imersão na cultura, cidade etc., tornando-me mais dinâmico.

Como foi retornar, após esses meses de vivência em outra cultura e rotina? 

Voltei com mais bagagem e experiência na área. Como eu ocupava um cargo de gestão no Brasil e assumi uma posição de especialista na Suíça, tive mais foco em projetos, o que me permitiu aprender a gerir todos os recursos para garantir que os processos fluíssem. Pois em um projeto existem atividades codependentes e multidisciplinares, e nessa parte a experiência em gestão também me auxiliou, para que todas as etapas fossem concluídas.

Se você também quer ter uma oportunidade de carreira internacional, ela pode estar na Atlas Schindler! 

Confira algumas dicas do Arthur e do Daniel para se preparar:

- Aprenda, pratique e seja fluente em inglês e outros idiomas, isso abrirá portas.
- Seja transparente com a liderança e os setores de sua empresa responsáveis por carreiras e expatriação. A construção desse passo é grande, informe as pessoas envolvidas e dedique-se. 
- Crie e mantenha contato com pessoas de unidades internacionais da empresa onde você trabalha. Fortaleça seu network.
- Não se subestime. Dúvidas e frio na barriga são comuns, mas com a dedicação e o tempo necessários, é possível cumprir o objetivo.